ensino superior

'Uma nova universidade contribui para o desenvolvimento do município', diz ex-reitor da UFSM

Joyce Noronha


Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Governo federal publicou no Diário Oficial da União a mudança de status de Centro Universitário para Universidade Franciscana

A mudança de Centro Universitário Franciscano para Universidade Franciscana (UFN) é algo que vai muito além de trocas em sites, redes sociais e no status da instituição, conforme o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Odilon do Canto. Ele diz que ter as universidades em Santa Maria apresenta oportunidades para as pessoas se desenvolvam dentro da cidade ou região em que nasceram.  

Contudo, ele destaca que no caso da UFN, nada ocorreu ao acaso e sim por meio do esforço das irmãs franciscanas, representadas pela reitora da instituição, irmã Iraní Rupolo, e toda a equipe dela.

_ A irmã Iraní foi o dínamo que criou as condições para que este esforço fosse reconhecido. É uma satisfação para todos nós. Não há a menor dúvida que ela e todos nós estamos de parabéns _ avalia Odilon.

Reitora comemora status de universidade e comenta planos para o futuro

Sobre os benefícios que outra universidade traz para a cidade, o professor comenta que o principal reflexo é na economia de Santa Maria, porque uma instituição como esta traz mais pessoas para a cidade. Conforme Odilon, quando se aumenta o número de pessoas, aumenta a riqueza do município.

Além do ramo financeiro, o ex-reitor da UFSM diz que também são ampliadas as questões sociais e de serviço da população, que passam a ter à disposição mais oferta de atendimento

como odontologia, psicologia e outros, que são feitos pelos acadêmicos das universidades.

AS OPINIÕES DE AUTORIDADES

"É um orgulho muito grande para Santa Maria, quando completa seus 160 anos da cidade, ganhar mais uma universidade. Além do simbolismo de uma universidade, e da história da educação aqui em Santa Maria, tem a questão institucional que é levar o nome da cidade para fora de Santa Maria, mostrando o nosso grande complexo de ensino."
Jorge Pozzobom, prefeito de Santa Maria 

"Saudamos e parabenizamos a oficialização pelo Ministério da Educação da Universidade Franciscana, instituição que há mais de 60 anos contribui de forma efetiva para a educação na região central do RS. A UFSM parabeniza toda a comunidade de sua mais nova co-irmã universitária, colocando-se cada vez mais como parceira para o desenvolvimento educacional, científico e tecnológico."
Paulo Burmann, reitor da UFSM 

"Ganhar o status de universidade é um reconhecimento natural a todo o trabalho realizado pela instituição, que é feito por pessoas que se dedicam para a educação. A Unifra (agora UFN) educa e forma pessoas que aprendem a empreender e que buscam o crescimento da cidade, assim como a instituição, que investe na estrutura física e na qualidade de ensino."
Ademir da Costa, presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Acadêmicos da UFSM poderão fazer estágios nos quartéis de Santa Maria

Reitora comemora status de universidade e comenta planos para o futuro Próximo

Reitora comemora status de universidade e comenta planos para o futuro

Educação